Em comparação com os saurópodes gigantes do período Jurássico, o Plateosaurus era um animal de tamanho mediano. Mas, durante o final do Triássico, ele era um dos maiores dinossauros da Terra e um dos primeiros realmente grandes. O Plateosaurus era membro dos Prosauropoda, pequeno grupo de dinossauros posteriores. Os prossaurópodes surgiram no final do Triássico, mas já estavam extintos no início do período Jurássico.
No começo dos anos 1800, mas de cem esqueletos de um grande réptil extinto foram descobertos em uma única predeira na Alemanha central. Estavam muito bem preservados, e se coletaram dez crânios completos. Os fósseis foram batizados de Plateosaurus pelo cientista alemão Hermann von Mayer em 1837. Isso precedeu em cinco anos a criação do termo "dinossauro", e somente algum tempo depois o plateossauro foi reconhecido como dinossauro.
Carne no cardápio?
Sempre se pensa no Plateosaurus como um dinossauro herbívoro. Porém, as grandes garras no polegar e no segundo dedo do pé fizeram alguns cientistas supor que ele possa ter comido carne ocasionalmente. Seus dentes mostram uma associação de carcaterísticas que teriam servido tanto para cortar vegetais quanto para pegar presas pequenas. O Plateosaurus pode ter usado as garras para dilacerar raízes, carcaças de animais mortos e ninhos de insetos. As garras talvez fossem úteis também para se defender dos ataques de predadores grandes.
Membros vigorosos
Como outros prossaurópodes, o plateossauro possuía um pescoço comprido, e cabeça alongada em forma de barril. Suas pernas eram fortes e robustas, e a cauda, muito longa e pesada. Em vida, os membros e a cauda deviam ser dotados de músculos potentes. Os membros posteriores eram muito compridos, e parece que o Plateosaurus conseguia andar em duas pernas. Ele também teria sido capaz de se erguer nas patas traseiras. Contando com o longo pescoço, o plateossauro poderia ter-se alimentado em galhos de 3 a 4 metros de altura. Seus braços eram muito curtos, mas as mãos largas conseguiriam sustentar um peso enorme. Isso leva a crer que o Plateosaurus geralmente preferia andar de quatro.
Plateosaurus por Scott Hartman
O Plateosaurus talvez tenha usado o longo pescoço para procurar alimentos nas árvores. A cauda pesada contrabalançava o pescoço. Os prossaurópodes tinham peito e barriga muito alongados, comparados com outros dinossauros. Isso é uma provável indicação de que possuiam um aparelho digestivo extenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário