domingo, 7 de dezembro de 2008

Pachycephalosaurus



O paquicefalossauro (Pachycephalosaurus wyomingensis, do latim "lagarto cabeça-grossa") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 4,5 metros de comprimento e 3 metros de altura.

O paquicefalossauro possuía uma cabeça óssea com crânio compacto e uma abóbada alta usada em disputas entre machos da mesma espécie. O paquicefalossauro viveu na América do Norte.

O paquicefalossauro foi descoberto no início da década de 40 e nomeado por Barnum Brown e Erich M. Schlaikjer em 1943.


Anatomia

Este dinossauro é, provavelmente, um dinossauro onívoro bípede. O que torna esse animal famoso é sua característa mais peculiar: o domo craniano de 25 centímetros de espessura, cercado por protuberâncias ósseas. Da testa ao focinho, eeste dinossauro possuia uma carreira de espinhos. O tamanho do Pachycephalosaurus é baseado no estudo de outros membros de sua família. Outro aspecto que chama a atenção: a cauda é revestida por tendões calcificados (tendões ósseos), formando uma estrutura semelhante à cauda de uma Ankylosaurus (mas não há nenhum vestígio de uma clava ou estrutura parecida, como acontece no dinossauro citado). Segundo vestígios, as órbitas oculares do Pachycephalosaurus estavam posicionadas na parte frontal da cabeça (assim como num predador), o que leva a crer que era equipado com uma boa visão. Possivelmente tinha visão binocular.

Dieta

Não se sabe, ao certo, do que se alimentava os paquicefalossauros. Acredita-se que se alimentavam de frutas, plantas fibrosas e insetos.

Classificação

Este dinossauro nomeou sua própria família, a Pachycephalosauria, um grupo de dinossauros que viveram no final do período Cretáceo, tanto no que hoje é a América do Norte quando na atual Ásia. Podemos citar, como outros membros da família, o Homalocephale, o Prenocephale e o Stygimoloch. Todavia, o Pachycephalosaurus também está dentro da subfamíla Pachycephalosauridae, cujas característas são o domo crâniano espesso, por exemplo.

Uso do domo

Ninguém sabe, ao certo, a função do exagerado crânio dos Pachycephalosaurus. Quando descoberto, imaginou-se que era uma arma usada em ferozes disputas entre machos rivais, ou pelo domínio do grupo ou pelo direito do acasalamento, dando violentas cabeçadas uns nos outros, como fazem algumas espécies de cabras selvagens hoje em dia. Entretanto, uma nova geração de paleontólogos vem estudando estes animais e criando teorias sobre o uso da mais famosa característica deste dinossauro (e a dos outros relacionados à esta família). Segundo eles, o domo não poderia ser usado para dar cabeçadas uns nos outros pois a superfície de contado (a parte mais alta) é muito pequena e, se por algum acaso a cabeça de um destes animais desviasse e atingisse o outro, o dano poderia ser devastador (e não seria nada bom ficar gravemente ferido quando há um predador volto pelas redondesas). O crânio seria uma forma de cortejo e, se dois machos fossem disputar uma fêmea, eles usariam a já descrita cauda para chicotear o adversário. Deve-se resaltar que sabe-se muito pouco sobre esses dinossauros.

Cultura popular

O Pachycephalosaurus possui uma certa fama, devido ao fato de dar cabeçadas. As aparições destes dinossauros resumi-se a dar cabeçadas uns nos outros ou nos demais dinossauros ou humanos. Entre suas participações, está o longa-metrajem Em busca do vale encantado, a seqüencia da série Jurassic Park, etc. O "Pachy" também estrelou episódios de algumas séries de TV, como Dinozaurs, além dos jogos de videogame.

Nenhum comentário: